Quando Lula
assumiu a presidência do país em 2003, a dívida interna do Brasil era de
R$892,4 bilhões e ele pagou a dívida externa aumentando substancialmente nossa
dívida interna.
Em 2009,
nossa dívida interna alcançou R$1,4 trilhão e em janeiro de 2010 batemos em
R$1,5 trilhão. Em setembro de 2012 nossa dívida interna chegou a R$1,81 trilhão
e a dívida externa (que voltou porque o governo vendeu títulos da dívida ao
exterior para fazer caixa), alcançou R$88,9 bilhões. Ora, somados estes dois
últimos valores temos a dívida pública federal (DPF), que alcançou a
astronômica cifra de R$1,9 trilhão de reais em 22 de setembro de 2012. Hoje
este valor já é superior a R$ 2 trilhões em função dos juros da dívida, isto sem
contar todos os malabarismos contábeis (economistas de todo o mundo ficaram
horrorizados) da ekipeconomica, para “fechar o superávit primário” em 2012.
Coisa de louco!
A nossa
arrecadação tributária em 2012 foi um pouco superior a 36% do nosso PIB, e, ainda
assim nosso governo nunca tem dinheiro para nada. Eu não entendo como nossos
governantes em Brasília conseguem gastar tanto e tão mal. Como conseguem gerar
tanta dívida e tanto ônus ao contribuinte, este estúpido distraído, que junto
com artistas nefelibáticos e um monte de intelectuais debilóides aplaudem,
apóiam e aprovam este governo E X G E R A D A M E N T E I N C O M P E T E N T E!
Temos
déficit operacional com as despesas do governo no atendimento de serviços
básicos ao cidadão. Serviços básicos com péssima qualidade fazendo o brasileiro
sofrer e morrer pela conduta imoral, desumana, descompromissada e indiferente
de milhares de funcionários públicos de todos os órgãos institucionais.
Somos muito
carentes de obras (não vejo nada além de estádios para a COPA), e sem obras,
como garantir desenvolvimento, progresso e vida melhor para nosso povo?
O jornal
Estado de São Paulo, na edição de 12/11/2012, publicou artigo do Prof. Rolf
Kuntz, intitulado “Uma economia encalhada”, e este artigo demostra com competência
nossa grande dificuldade na logística de transportes, porque não temos estradas
adequadas, nem ferrovias, nem hidrovias, nem aeroportos, nem portos com
estrutura e funcionabilidade adequada. Nossos custos de transporte chegam a ser
cinco vezes mais que o custo nos Estados Unidos. É óbvio que é muito difícil
competir convivendo com esta situação. E por quê? Veja isso:
Nos USA há 4
milhões de km de rodovias asfaltadas. No Brasil, apenas 196 mil km e quase tudo
em situação precária.
Nos USA há
226 mil km de ferrovias. No Brasil, apenas 29 mil km.
Nos USA há
41 mil km de hidrovias. No Brasil apenas 7 mil km.
Numa lista
de 144 países a posição do Brasil é 123 quando se compara estradas, posição 134
quando se compara aeroportos e posição 135 quando se compara sistema portuário.
Informações do Índice de Competividade Global divulgado pelo Fórum Econômico
Mundial.
Leitor, nós
estamos perdendo o bonde da história e não conseguimos sequer amortizar os
juros da dívida pública, por isso ela só aumenta.
Oro para que
se estabeleça competência em nosso governo. Oro para que Dilma Rousseff saia de
seu sono letárgico e acorde para nossa preocupante realidade. Oro para que a
mesmice e a incompetência deste governo se transformem em sabedoria,
conhecimento, entendimento e mude definitivamente este país para um país DE
TODOS E DE FATO!
Chega de
nhém nhém nhém!
Com carinho.
João Antonio
Pagliosa
Curitiba, 01
de fevereiro de 2013
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